sábado, 23 de fevereiro de 2019

O Tarot do Spin



FOrma: Calendário-jogo, em construção

Terminado o momento FORMA ou contraste, prossigamos, agora com as palavras ou visões:

Primeiro momento: Visões ou: Estado visionário do ser

Uma coisa é você ter em mente ou mesmo saber e, outra, é a potencialização daquilo que você mantem em estado de hibernação
Uma coisa é você saber criar páginas em blogs, postar em blogs, etc.

Acho que era ano de 2007: eu já sabia postar em blog, no entanto se tratava de um meio que ainda não havia entrado na minha história: tratava-se de uma prática que estava ali num canto, como que hibernando, talvez aguardando o momento da potencialização.

No começo deste século estive por uma semana no Rio de Janeiro, no espaço Res do Chão: foi espécie de Semana da Amizade, com a arte e amizades rolando durante as 24 horas do dia.  Alexandre Pereira, que havia atuado no Grupo Empreza e o qual conheci na década de 90, é que me colocou em contato com Edson Barrus, faz tempo: o meio - vide o conceito de "meio é mensagem" - eram os email, bons tempos.

Passado alguns anos, o Edson Barrus, me incluiu no projeto Quarentena Bienal, do qual participaram 70 pessoas de vários lugares do Brasil e do planeta: foi naquele momento que enchi-me de "conatus" (conceito de Spinoza, sobre o qual li pouca coisa) quanto ao ato de blogar: era como se até então eu não soubesse: no entanto, por conta do Quarentena Bienal, deslanchei....

Quanto aos Res do Chão, foi naquele evento, o Açucar Invertido, quando eu estabelecia contatos com Edson Barrus quanto a minha ida ao evento, que rolou um papo via email, onde ele disse que eu não precisaria me preocupar; que era para mim ir; que eu não precisaria apresentar nada, ou seja, somente se quisesse:  pode ser uma imitação de Ney Matogrosso, disse ele

Lembro-me que falamos sobre baralho, tipo eu fazer um Tarot, um baralho para jogar no evento, aliás, desde o início da década de 80, quando este calendário se nos apresentou como presente ao spin cantor Ney Matogrosso, procuro compreendê-lo aperfeiçoá-lo circulá-lo.

É disso que trata este post: O baralho do Spin....


terceiro MOMENTO: CONHECIMENTO

Um jogo em que cada dia do mês representa uma carta: ao acordar, me mantive acordado embora de olhos fechados: e vi um homem descendo a rua ali próximo: ele usava um longo chapéu de palha e uma blusa com uma mancha nas costas: Carta 67.....e também vi uma carteira de guardar documentos, no chão, ao lado do container de lixo...

Trata-se de um jogo de 74 cartas, assim disponibilizadas.

8 grupos de 8 cartas cada:

Espiritualidade: Cartas 1 a 8

Sexualidade:

Sociabilidade:

Dá para notar que termina as cartas relativas aos códigos das relações materiais sociais, que vão do 1 ao 24, ou seja, 3 grupos de 8 cartas.

Grupos seguintes:

Cartas 25 a 32 - Cidade-Estado

Cartas 33 a 40 - Província (o rio com suas cidades-estado às margens direita e esquerda)

Cartas 41 a 48 - País (confederação de rios, no caso, como representação da criação a nível provincial)

Cartas 49 a 56 - Continente, sendo o nosso o da América do Sul, sendo que essa percepção não é exata, senão vejamos.

O que são Continentes?

"(...) Diehgo Ambicioso disse:

Continentes são enormes massas de terras não cobertas pela água dos oceanos. Os continentes ficam sobre plataformas continentais que, por sua vez, ficam sobre as placas tectônicas - ao contrário dos oceanos, que ficam imediatamente acima das placas tectônicas.
Quanto ao caráter histórico, os continentes podem ser divididos a partir de semelhanças e divisões culturais e geográficas. Como é a Europa, que faz parte da Ásia geologicamente, mas culturalmente são continentes distintos (...)" (in: Brainly, O que é um continente?Apresente as explicações geográfica e histórica: https://brainly.com.br/ )

Cartas 57 a 64: Planeta


Como se vê, as  cartas de 25 a 64 dizem respeito à criação nos niveis Cidade-Estado, Província (rio), País (Confederação de rios), Continentes e Planeta

Ainda restam dois tipos de grupos de cartas:

65 a 70 - Morte ...processo de,

71 a 74 - Descanso....momento de,


SEGUNDO MOMENTO: fORMA ou contraste


























TERMINADO O MOMENTO FORMA,  prossigamos com a 3a. parte: o cochecimento


As espirais dos indios Hopi



Abrir uma página, que pode ser no Pinterest, para estudar as simbologia dos indios hopi





ver




criei a pasta




Simbolos do povo hopi


O povo Hopi usou símbolos para demonstrar sua conexão com a terra . Uma cidade agrícola que foi distinguida pelo seu amor pela natureza .
Na frente de outros povos indígenas, mais guerreiros, os Hopi, são os chamados povos pacíficos . Em Esoterismos.comNós lhes falamos mais sobre os Hopi e seus símbolos.

native_americans_arizona
Eles são nativos americanos, ou o que comumente chamamos, índios vivem na reserva de Hopi no noroeste do Arizona. A Reserva Hopi é cercada pela reserva Navajo . Em 2000, a reserva de Hopi contava com 6.946 pessoas cadastradas.
Hopi alcançou uma incrível otimização da terra pensando que a área do Arizona está seca. Os Hopi tinham como seus deuses os Kachina , seres sobrenaturais que habitavam os reinos da magia e do nevoeiro. Os Hopi tinham esses deuses como seres amigáveis, aliados que os conectavam com a natureza.
  • Entre as propriedades do Kachina é criar chuva, aumentar as culturas férteis. Símbolos Hopi representam essas divindades Kachina.
  • Exemplo: O corvo Kachinamadre, que caminha pela Terra durante o solstício de inverno e verão, e quando aparece com um cesto de gomos simboliza o milagre da germinação de sementes no inverno.

símbolos do hopiSímbolos

Símbolo da mãe terra ou labirinto
  • Este símbolo é muito comum entre os nativos americanos. No sentido mais amplo, representa a conexão da mãe terra para nós seus filhos. A linha central é a criança ou nossos princípios filosóficos, o labirinto circundante representa as energias envolventes da Mãe Terra.
hopi-maze-native-american-symbol_design
O labirinto não envolve a linha central ou a criança, ela simboliza que a Mãe Terra está constantemente ao redor, mas nossa capacidade de decidir pode nos levar a escolher caminhos diferentes.
O símbolo do mundo Hopi
  • A cruz cósmica que representa o norte, sul, leste e oeste. Os quatro pontos onde o sol passa ao longo do ano. Os quatro círculos representam as quatro nações, as primeiras quatro tribos da humanidade.
hopiprayershield-e1294238928194
O símbolo da liberdade de Hopi
  • Representa a energia criativa da natureza. Ajuda as culturas e sementes a germinarem e crescerem.
O símbolo do sol hopi ou Kachina Twa
  • Representa o coração do cosmos, representa vitalidade, paixão, crescimento e abundância.
hopi-kachina-sun-symbol_design
O símbolo da espiral Hopi
  • O símbolo é comum entre as diferentes tribos de nativos americanos. Em geral, a espiral representa uma extensão da consciência. A espiral representa uma viagem a outros mundos feita pelas tribos para outros lugares onde um novo começo será dado.
p512
Você também pode estar interessado





Nenhum comentário: